Por Cristina Kerr

Sempre atuei na área de eventos e em setores predominantemente masculinos. Fui por quase 10 anos a Diretora de Eventos da maior feira metro ferroviária do Brasil. Em 2009, resolvi alçar voo como empreendedora, abrindo a CKZ Eventos, uma agência especializada em eventos corporativos.

Um ano depois, estava finalizando meu MBA em Gestão Estratégica de Negócios na FGV e percebi que pouco se falava sobre liderança feminina. Resolvi ser pioneira e idealizei o Fórum Mulheres em Destaque. Esta foi a primeira iniciativa no Brasil com foco na ascensão das mulheres aos cargos de liderança nas corporações.

Em 2011, quando lancei a 1ª edição do evento, tive muita dificuldade em viabilizá-lo, pois além de ser um tema muito inovador, as próprias mulheres não se sentiam à vontade para se inscrever em um evento focado no aprimoramento de suas careiras. Perdi a conta de quantas vezes ouvi frases como – não tenho como justificar para o meu chefe que vou participar de um evento para mulheres, mesmo que seja para o meu desenvolvimento profissional.

Um ano depois, na segunda edição, inovei mais uma vez trazendo cases de empresas que adotavam programas e práticas de equidade de gênero voltadas para impulsionar as carreiras femininas, justamente porque as empresas entenderam que era preciso investir nessa questão para conquistar melhores resultados.

Felizmente diversas pesquisas de relevantes consultorias têm mostrado que esse equilíbrio traz mais resultado financeiro para as empresas.

Esse e outros dados têm mostrado aos empresários que a equidade do gênero nas organizações deixou de ser uma bandeira feminista. Empresas têm percebido a importância de investir em programas para reter talentos e contribuir para o crescimento das mulheres em altos cargos de gestão. É nítido o início de uma quebra de paradigma e as empresas passam a entender a importância e o desafio em atrair, desenvolver e reter as mulheres nos cargos de gestão.

O Fórum Mulheres em Destaque surgiu justamente com a proposta de ampliar essa discussão e contribuir para o aumento de mulheres executivas. Para ajudar as mulheres a chegarem aos cargos de liderança nas organizações, é preciso discutir, entender e prepará-las.

Por isso, no último ano, incorporamos ao Fórum, um Conselho Consultivo formado por 13 líderes empresariais mulheres que indicam e validam temas e palestrantes para agregar mais conteúdo ao evento.  Também avaliamos que alguns temas precisavam ser melhor trabalhados, e criamos a Plataforma Mulheres em Destaque que além do Fórum conta com cursos técnicos, como Curso de Comunicação e Feedback e o Curso de Técnicas de Negociações para Executivas.

Sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente até vermos mais mulheres na liderança e nos conselhos das empresas, mas temos dado passos cada vez mais largos. Hoje as próprias mulheres, empresas e homens, perceberam que o Fórum Mulheres em Destaque não é um evento feminista, mas sim um palco para discutir e buscar a equidade de gêneros, trazer cases de sucesso, mostrar resultados e também inspirar e preparar, através da troca de conhecimento e exemplos, mais mulheres a chegarem no topo. Precisamos abrir caminho e falar cada vez mais sobre o assunto, pois hoje temos apenas 8% de mulheres em cargos de liderança, é muito pouco perto da capacidade das mulheres.

Cristina Kerr

Cristina Kerr

Formada em Publicidade e Propaganda (FAAP) com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios (FGV). Executiva referência no desenvolvimento de negócios e relacionamentos, é sócia diretora da CKZ Eventos e idealizadora da Plataforma Liderança Feminina, que inclui o Fórum Mulheres em Destaque, a primeira plataforma no Brasil para tratar do tema da liderança feminina e da diversidade de gênero nas corporações.
Para mais informações acesse: www.ckzeventos.com.br
Cristina Kerr

Últimos posts por Cristina Kerr (exibir todos)